PRF resgata aves silvestres durante fiscalização na BR-324 em Capim Grosso
Nesta quinta-feira (3), por volta das 21h00, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalizações na Unidade Operacional de Capim Grosso, localizada no km 356 da BR-324, quando deu ordem de parada a um veículo Toyota/Corolla.
Durante a abordagem, os agentes solicitaram que os ocupantes abaixassem os vidros traseiros do carro, momento em que foram avistadas duas gaiolas contendo aves silvestres, conhecidas como canário-da-terra (Sicalis flaveola).
Os ocupantes do veículo afirmaram que haviam recebido os animais de familiares no povoado de Itatiaia, no município de São José do Jacuípe. A prática de capturar ou manter animais silvestres em cativeiro é considerada crime ambiental, conforme o Art. 29 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais).
Os responsáveis assinaram um termo de comparecimento, comprometendo-se a se apresentar em juízo para responder pelas infrações cometidas.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) em Senhor do Bonfim para os devidos cuidados e posterior reintegração à natureza.