Câmara de Serrinha renova 30% dos vereadores e vê disparada do Podemos
Dos 17 vereadores que ocuparão a Câmara de Vereadores de Serrinha de Janeiro de 2025 a 2028, cinco são novatos. Isso significa uma renovação de 30%.
O que aconteceu - 12 vereadores ganharam mais um mandato. Entre os reeleitos estão nomes como Thiaguinho De Zé De Nonô (Podemos), que recebeu mais votos na cidade pela segunda vez consecutiva, passando dos 2 mil.
Entre os novos nomes, Serrinha elegeu Marquinhos Acessom (PDT). Ele foi o quarto vereador mais votado da cidade.
Bancadas - O Podemos ficou com a maior bancada na Câmara de Vereadores. Enquanto em 2020 o partido não conseguiu eleger nenhum vereador, em 2024 o número chegou a três. Em relação à evolução de 2020 para 2024, PDT e PSDB também conseguiram sair de zero para duas cadeiras cada, seguido pelo PMB, com uma vaga.
O MDB, partido do prefeito eleito Cyro Novais, que ganhou a eleição com 43,56% dos votos, perdeu cadeiras em Serrinha. Em 2020, o Movimento Democrático Brasileiro elegeu três candidatos. Dessa vez, foram dois. O mesmo aconteceu com o PSD que em 2020 teve três candidatos eleitos e esse ano conseguiu dois.
PT, PL e SD também perderam cadeiras. Em 2020, cada sigla elegeu dois candidatos. Dessa vez, apenas um. Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB) não ocupará mais nenhuma cadeira no poder legislativo da cidade.
Apenas o Partido Progressistas (PP) teve desempenho igual ao pleito de 2020, tendo emplacado dois vereadores.