Atualizado: 10-10-2024 | Tempo de leitura: 2 minutos

Conceição do Coité: Irmãos comandavam esquema milionário de tráfico internacional de DMT

Tráfico internacional de DMTDois irmãos foram presos nesta quinta-feira (10) durante uma operação da Polícia Federal (PF) que desmantelou um esquema internacional de tráfico de DMT (dimetiltriptamina), substância psicodélica extraída da planta Jurema Preta. A operação, batizada de "Roots", ocorreu nos municípios de Conceição do Coité, na região Sisaleira, Navegantes (SC) e Buri (SP).

Fred Lima Nunes foi preso em Conceição do Coité, enquanto seu irmão, Kaio Lima Nunes, foi detido em Navegantes, Santa Catarina, conforme informações obtidas pela reportgem do cleristonsilva.com.

A investigação da PF teve início em 26 de dezembro de 2022, após a apreensão de 70,3 quilos de DMT, 198 gramas de mescalina e 358 gramas de maconha em São Miguel, no Chile. O responsável pelo recebimento da carga ilegal foi preso na ocasião, e a origem dos entorpecentes chamou a atenção das autoridades.

A empresa exportadora, sediada no Brasil, havia declarado que o envio consistia no extrato da raiz de mimosa acácia. No entanto, as investigações revelaram que, na verdade, tratava-se de mimosa hostilis, popularmente conhecida como Jurema Preta, uma planta nativa do semiárido brasileiro cujas raízes contêm altos teores de DMT.

A Jurema Preta tem um histórico de uso tradicional por povos indígenas da América do Sul, sendo o princípio ativo da ayahuasca, utilizada em rituais religiosos. Contudo, o grupo investigado utilizava a planta para fins ilícitos, envolvendo o tráfico internacional de substâncias proibidas.

O esquema tinha como alvo, além do Chile, outros países como Bulgária, Canadá e Argentina. A droga era exportada com a intenção de burlar as normas de fiscalização, visto que a mimosa hostilis é controlada por órgãos reguladores em diversas nações. *Com informações do portal ATarde.

Conceição do Coité: Irmãos tráfico internacional de DMT

Compartilha e divulga:
| Whatsapp

LEIA TAMBÉM