Júri condena homem a 12 anos por assassinato de garimpeiro em Santaluz
Após mais de uma década, Enoque Oliveira Queiroz foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de Idelson Dejaniro dos Santos. O crime ocorreu em 11 de outubro de 2011, em Santaluz, na região sisaleira. Idelson foi morto com um tiro na cabeça dentro de um barraco em uma área de garimpo próxima ao povoado Serra Branca [relembre aqui].
O julgamento, realizado nesta quarta-feira (6), contou com um júri popular. Apesar de responder ao processo em liberdade, Enoque não compareceu. Durante a sessão, o promotor Luciano Taques Ghginone apresentou testemunhas que afirmaram ter visto Enoque deixando o local do crime armado e em uma moto. A acusação classificou o crime como homicídio qualificado, alegando que o disparo foi intencional e sem chance de defesa para a vítima.
A defesa de Enoque alegou inocência, argumentando que ele estava trabalhando em São Paulo entre 2008 e dezembro de 2011. Uma cópia da carteira de trabalho foi apresentada como prova. No entanto, o júri, em uma votação apertada de 4 votos a 3, decidiu pela condenação.
O juiz Joel Firmino do Nascimento Junior aplicou a pena mínima de 12 anos e concedeu a Enoque o direito de recorrer em liberdade. A defesa informou que pretende recorrer da decisão no Tribunal de Justiça. *Com informações do site Notícias de Santaluz