Cyro toma posse como prefeito de Serrinha, diz que não aceita oportunistas e que vai acabar vícios políticos
O advogado Cyro Novais (MDB) foi empossado, na manhã desta quarta-feira (1º) como prefeito de Serrinha. O vice-prefeito, Gika Lopes (PT), também tomou posse para o mandato que vai até o final de 2028.
A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Juvenil Santo Alessandro, na Avenida Getúlio Vargas, e presidida pelo parlamentar mais votado do Legislativo serrinhense, o vereador Thiaguinho De Zé De Nonô (Podemos), que obteve mais de 2 mil votos. Os 17 vereadores eleitos em outubro também foram empossados nesta quarta (1°) para o mandato que terminará em 31 de dezembro de 2028.
No primeiro discurso após ser empossado, Cyro destacou a importância do apoio recebido durante sua campanha, agradeceu as lideranças que se uniram em prol de sua eleição e fez uma contundente declaração contra o oportunismo, destacando que sua gestão não terá espaço para práticas desleais.
“Oportunismo é o oposto do que queremos construir. É quando alguns buscam crescer sozinhos, ao invés de trabalharem juntos pelo bem da coletividade. Não haverá espaço para o oportunismo em nossa gestão”, afirmou o prefeito, pedindo aos cidadãos que valorizem as oportunidades e rejeitem comportamentos oportunistas. “Quero pedir a cada um de vocês que guardem isso: valorizem a oportunidade e rejeitem o oportunismo. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para Serrinha”, completou.
O prefeito também abordou a necessidade de mudanças significativas, afirmando que não tem medo de tomar medidas difíceis ou impopulares se estas forem essenciais para o progresso da cidade. "Os remédios mais amargos muitas vezes são os mais eficazes", afirmou Cyro, referindo-se à necessidade de erradicar vícios políticos que têm se enraizado ao longo dos anos. "Assim será com alguns vícios políticos que Serrinha adquiriu ao longo dos anos. Esses vícios serão extirpados da nossa cidade. Eu acredito que pagar o preço político hoje valerá a pena quando colhermos no futuro o fruto doce e macio do reconhecimento popular".
O novo gestor fez ainda um apelo à solidariedade e ao engajamento comunitário. Para ele, a empatia e a colaboração nas interações diárias são fundamentais para transformar Serrinha em uma cidade ainda melhor. “Eu trabalharei incansavelmente com seriedade e dedicação para honrar a confiança que vocês depositaram em mim. Serrinha só será uma cidade ainda melhor se cada um de nós estiver disposto a doar um pouco para o próximo”, afirmou, enfatizando que é essencial que a população cobre resultados de sua gestão e da equipe que o acompanhará.
Cyro teve 21.100 votos, enquanto os adversários, Ferreirinha (PSD) e Viviany (REPUBLICANOS) tiveram 14.370 e 12.519, respectivamente. Outros 1.144 eleitores votaram em branco, e 3.497 anularam. Houve, ainda, 10.651 abstenções, o que representa 16,71 % do total.