Chefe de facção criminosa suspeito de ordenar assassinato de comerciante em Tucano é preso em SP
A Polícia Civil de Diadema (SP) prendeu, na última quarta-feira (7), um dos principais líderes da facção criminosa MK, com atuação violenta em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, e Tucano, na sisaleira.
Claudir Barbosa dos Santos, vulgo "Hulk", foi localizado no Grande ABC após investigação conjunta entre as polícias civis dos estados de São Paulo e da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, Hulk é considerado o mandante de três homicídios brutais ocorridos em Camaçari. O triplo assassinato foi registrado em junho de 2024 no bairro Jardim Limoeiro e teve como vítimas Wellington de Lima Santana, Marcos Henrique Silva de Barros e Gabriel Henry Andrade Sampaio.
O crime foi caracterizado por extrema violência, com uso de armas de grosso calibre, e foi executado por um homem chamado Jonathan, que já havia sido indiciado, mas morreu em um confronto entre facções. Além disso, "Hulk" também está sendo investigado pelo envolvimento na morte do comerciante Lourivan de Souza, em Tucano. O crime ocorreu em dezembro de 2023 e foi filmado por câmeras de segurança [relembre aqui].
"Hulk" é suspeito de ser o mandante de execuções em Camaçari e Tucano
Lourivan estava em frente a uma loja de artigos em madeira às margens da BR-116, quando os suspeitos encapuzados chegaram em um carro preto. O comerciante foi puxado para dentro do estabelecimento e morto com pelo menos nove tiros. Um dos suspeitos chegou a filmar o homicídio.
A reportagem apurou que Lourivan era investigado por suspeita de integrar um grupo de extermínio em Camaçari e iria à júri popular em 2024 por um homicídio cometido em 2006.
A prisão de "Hulk" foi feita com base em dois mandados expedidos pela Justiça baiana. O investigado foi localizado graças ao trabalho de inteligência e à articulação entre a 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari e a Delegacia de Homicídios de Diadema.
"Trabalho conjunto com a Polícia do Estado da Bahia e policiais civis de Diadema resultou na prisão de líder de facção criminosa", afirmou o delegado seccional de Diadema, Eduardo Castanheira. O suspeito aguarda procedimentos judiciais.
Lourivan de Souza foi abordado em frente a loja e morto com diversos disparos